Alec Trevelyan, também conhecido como 006 ou Janus, é o antagonista do jogo. Inicialmente um colega de Bond com status de agente 00, Alec é aparentemente morto durante a missão de ambos em Arkhangelsk. Posteriormente, em São Petersburgo, Bond descobre que Alec não só está vivo, como adotou a alcunha de Janus para liderar o Janus Crime Syndicate, que planeja atacar Londres e desviar bilhões para suas próprias contas.

Alec não tem uma arma fixa. Aparece inicialmente munido de uma D5K Deutsche. Nas suas duas aparições seguintes, aparece desarmado. Depois, em três missões seguidas, ele muda de uma D5K para uma Automatic Shotgun e finalmente para uma AR33.

Alec foi desenhado a partir do ator Sean Bean, que encarnou o personagem no filme.

História e diferenças com relação ao filme Editar

Alec aparece inicialmente no saguão com tanques de gás tóxico em Facility, mas no filme ele já se encontra com Bond logo que ele invade as instalações. Depois de anos dado como morto, ele reaparece em Statue e se revela para Bond ao lado de quatro capangas, que posteriormente se multiplicam infinitamente até o final da fase. No filme, ele se encontra com Bond a sós.

Trevelyan é visto brevemente ao final de Train, mas, no filme, toda a cena do trem gira em torno dele e Bond, acompanhados de Ouromov, Natalya e Xenia Onatopp - que também aparecem na fase - e nenhum guarda ou soldado. Em Control, Trevelyan só é visto na última parte da fase, onde atira em Bond e rapidamente se fecha em um elevador. No filme, o local é abordado em uma cena relativamente longa com ele, Bond, Natalya, Boris e vários guardas e programadores.

Trevelyan é visto novamente em Caverns - fase que sequer existe no filme - e foge de Bond de uma forma impossível de acompanhar sem truques, uma vez que ele corre muito rápido, fecha todas as portas por onde passa e obriga Bond a passar por dezenas de inimigos.

Por fim, em Cradle, ele continua fugindo de Bond numa última tentativa de fazer o satélite GoldenEye funcionar, mas acaba derrotado pelo agente. No filme, é ele próprio que corre atrás de Bond, que tenta frustrar os planos dele atacando o núcleo de controle da arma espacial.

Aparições Editar

  • Facility - é encontrado na última parte da fase, onde trava um rápido diálogo com Bond e depois combate uma horda infinita de inimigos liderados por Ouromov, que aparentemente o mata.
  • Statue - Bond vai ao local para confrontar Janus num encontro arranjado por Valentin Zukovsky, mas descobre que o mafioso na verdade é Alec, que forjou a própria morte
  • Train - é visto no último vagão acessível do trem, ao lado de Xenia e atrás de Natalya, mantida refém por Ouromov. É possível matá-lo, mas não é obrigatório.
  • Control - é visto muito rapidamente ao final da fase num elevador vários metros em frente ao elevador que encerra a fase. É possível matá-lo, mas não é fácil, muito menos obrigatório.
  • Caverns - Ele é visto imediatamente ao abrir a porta do elevador onde a fase começa. Numa fuga alucinada, ele passa por quase todos os mais de 70 inimigos da fase e vai fechando todas as portas pelas quais passa; assim, não perdê-lo de vista é impossível sem o uso de truques. De qualquer forma, não é necessário ficar no seu encalço nem matá-lo. Ao final da fase, ele entra no mesmo elevador que Bond deve entrar para encerrar a missão, mas ambos não chegam a dividir o equipamento, pois Trevelyan simplesmente some.
  • Cradle - Trevelyan passará a missão toda fugindo de Bond, mas parando em alguns pontos fixos para disparar contra o protagonista. Nesses momentos, ele fica vulnerável e o jogador deve ir acertando-o até que ele leve Bond para uma minúscula plataforma no meio da fase, onde o confronto final acontece. Se o jogador vencer, Trevelyan morrerá ou cairá da plataforma, encerrando a fase e a história principal do jogo.
Personagens de Goldeneye 007
James Bond | Natalya Simonova | Alec Trevelyan | Ourumov | Xenia Onatopp | Valentin Zukovsky | Boris Grishenko | Dimitri Mishkin | M | Q | Moneypenny | Dr. Doak | Jaws | Baron Samedi | Cientistas | Civis | Reféns | Inimigos