Control é a décima sexta fase do jogo. Passa-se no centro de controle da organização Janus. Bond infiltra o local com Natalya para frustrar os planos de Alec Trevelyan. Juntos, eles devem mexer na órbita do satélite GoldenEye e destruir mainframes com informações do projeto.

É uma das missões mais desafiadoras do jogo devido ao momento em que Natalya se concentra em usar um computador para alterar a órbita do satélite GoldenEye enquanto Bond a protege de uma horda interminável de inimigos armados com D5K Deutsches que atacam por quase todos os lados, sem falar em dois momentos em que Bond enfrenta duas salas com 3 e 4 drone guns, respectivamente.

Diferenças com relação ao filme Editar

No filme, Bond se infiltra no local com Natalya, mas ambos acabam capturados. Antes disso, contudo, Bond consegue ativar uma mina em um tanque de líquido inflamável, no qual ele faz vários furos para que o combustível se espalhe. Natalya, por sua vez, consegue mexer num computador antes de ser flagrada.

Eventualmente, ambos ficam próximos de um computador onde Boris tenta desfazer as ações de Natalya enquanto Trevelyan conversa com o casal (no jogo, Trevelyan só aparece na última parte, dentro de um elevador que se fecha rapidamente). Inadvertidamente brincando com uma caneta granada, Boris eventualmente fica próximo de Bond com o explosivo ativado. Num rápido movimento, Bond joga a caneta perto da mina, causando enormes explosões e caos no local, possibilitando uma brecha para escapar.

Armas Editar

  • PP7 - arma padrão de Bond no início da fase; arma que Boris tenta sem sucesso usar contra Bond
  • D5K Deutsche - arma padrão de todos os inimigos da fase
  • Cougar Magnum - arma padrão de Natalya, que ela não deixa cair mesmo quando morta e que em nenhum momento chega a ser usada por ela
  • Grenades - podem ser usadas pelos inimigos
  • Remote Mines - podem ser obtidas em uma caixa verde no canto da sala em frente à primeira blast door que Natalya abre

Dicas Editar

  • Matar Boris falhará a missão, pois Natalya não aceitará o fato. Basta deixá-lo fugir, pois ele sequer conseguirá manusear a arma que tentará usar contra Bond.
  • Na hora de proteger Natalya, é bom tirar proveito da precisão razoável da D5K Deutsche e eliminar os inimigos antes que eles desçam para o saguão de computadores.
  • Também é preciso muita atenção com as vidraças que cercam o saguão, especialmente as que ficam nas extremidades do mesmo piso dos computadores. Embora Bond não consiga destrui-las com tiros, os inimigos podem fazê-lo facilmente, atirando em Natalya logo em seguida.

Curiosidades Editar

  • Como em Caverns, o elevador onde a missão se inicia tem uma música exclusiva. Se Bond ficar vários minutos dentro dele, a música acabará substituída pela música principal da fase, até que Bond retorne ao elevador novamente.
  • Ao sair do elevador, Natalya fará comentários de acordo com o desempenho de Bond ao limpar a área. Se estiver com poucos ou nenhum ferimento, ela dirá que ele foi "estupendo". Se ele estiver ferido, ela comentará que ele está machucado.
  • Com o truque Turbo Mode, é possível entrar no elevador de Trevelyan antes que as portas fechem. Lá dentro, ele tentará disparar algumas vezes contra Bond, depois ficará imóvel. É possível matá-lo, mas ele fica extremamente resistente: só morre depois de três tiros de Golden Gun, por exemplo. Além disso, Bond não conseguirá abrir a porta do elevador, mas como esta parte da fase tem inimigos infinitos, basta esperar que algum deles abra as portas em busca de Bond.