Drone guns são armas robóticas e não controláveis pelo jogador que são encontradas em algumas missões do jogo. Elas apontam e disparam contra Bond no momento em que ele entra no seu campo de visão. Se forem atingidas por trás, elas girarão até que Bond fique na linha de fogo delas. Nem mesmo o truque de invisibilidade deixa Bond livre delas.

A alta taxa de tiros, a dispensa da necessidade de recargas e a munição infinita fazem desta arma uma das mais mortíferas do jogo, dificultando consideravelmente as missões em que é empregada.

Estas armas são exclusivas do jogo, não figurando em nenhuma parte do filme. Além disso, poucos jogos de 007 têm armas parecidas: há uma metralhadora robótica móvel em 007 Nightire, que pode ser armada em qualquer lugar e que reage à presença de qualquer inimigo; e um equipamento similar no remake de GolenEye lançado em 2010.

Existem três tipos de drone guns: as que ficam penduradas no teto; as que ficam presas a paredes (exclusivas da fase Runway) e as que ficam no chão.

Aparições Editar

  • Dam - há uma drone gun numa ilha ao fundo da represa. A ilha estava prevista para envolver um objetivo quando o jogo estava sendo desenvolvido, mas isto acabou sendo retirado da versão final. A ilha e sua drone gun, contudo, foram deixadas. Sem o uso de alterações na programação do jogo, não é possível chegar ao local. A drone gun está desativada, de qualquer forma, e não reagirá à presença de Bond.
  • Runway - há uma à esquerda do meio da pista de pouso e uma em cada lado da cabeceira; destruí-las é um objetivo nos níveis de dificuldade mais elevados, pois teoricamente elas podem derrubar o avião em que Bond escapa, embora elas não causem dano nenhum à aeronave de fato.
  • Bunker (night) - há três em um corredor sinuoso ao final do corredor que leva ao saguão principal. Não é obrigatório passar por elas para completar a missão; quando muito, um soldado com um keycard importante está passando pelo local, mas é possível atraí-lo para fora do labirinto ou simplesmente dar voltas maiores pelo bunker.
  • Depot - uma está instalada no galpão com seis inimigos e os computadores que devem ser destruídos para completar um objetivo dos níveis mais elevados de dificuldade.
  • Jungle - existem sete drones de chão ao longo da fase; a maioria não pode ser evitada e todas devem ser destruídas para que a missão seja completada. As três primeiras estão ao longo do caminho até a ponte; a quarta está logo após a ponte, à esquerda; a quinta está ao fundo da caverna em que Bond entra após enfrentar Xenia; a sexta está em frente à escada que Bond pode escalar dentro da caverna e a sétima está logo após a sexta, à direita das caixas de armamento que devem ser destruídas para completar um objetivo e ao lado de um guarda. A ordem destas últimas pode variar pois há um caminho alternativo; de qualquer forma, uma sempre estará de frente para Bond e outra poderá ser destruída por trás sem reagir a tempo.
  • Control - em níveis mais elevados de dificuldade, três são encontradas logo no início da fase, no salão para onde Bond e Natalya saem do elevador. Outras quatro ficam em uma sala atrás de Boris, onde um dos mainframes que devem ser destruídos está protegido. Duas estão em frente à porta, alguns metros para o fundo; as outras duas estão à esquerda e à direita da porta.
  • Caverns - uma pode ser encontrada próxima a uma das portas que abrem lentamente para cima; a porta do outro lado da porta similar que leva ao salão com o rádio, no caso. Outras duas estão no longo corredor que leva à ultima sala da fase, onde Bond entra no elevador para encerrar a missão.
  • Cradle - duas são encontradas na sala com o computador que deve ser destruído para deter o satélite GoldenEye.
  • Aztec - existem duas no corredor labiríntico que liga a sala embaixo do foguete ao saguão principal e outras quatro no saguão principal.
  • Egyptian - Existem três de teto num dos corredores que leva à sala do terceiro e último confronto com Baron Samedi e quatro de chão e imunes a tiros na sala com a Golden Gun; veja o artigo sobre a fase para descobrir como não ativá-las.